Buscar
  • Marketing LBF

É preciso ser Resiliente!


Resiliência para Empreendedores


Resiliência é um termo que se refere à habilidade que uma pessoa tem para se recuperar de adversidades.


Quando falamos em resiliência no ambiente do empreendedorismo, podemos nos referir a pessoas que se caracterizaram por superar desafios e transtornos em suas carreiras e a empresas que enfrentam crises econômicas ou desastres naturais e mesmo assim prosperam.


Porque a resiliência é importante?

Resiliência é importante para todo empreendedor porque ter um negócio é se ver constantemente diante de adversidades. Desafios que, quando não se está preparado, podem acarretar uma morte precoce da empresa, fechando as portas do dia para a noite.


Resiliência é a característica que permite ao empreendedor enfrentar aqueles primeiros anos em que o negócio parece que não irá decolar e em que, apesar de longas jornadas de trabalho, a remuneração é menor que aquela que ele deixou em seu último emprego. É o que torna possível sobreviver àquela crise financeira que está fechando todas as empresas de seu bairro.


É possível treinar resiliência?

Apesar de ser um traço da personalidade de cada um, não quer dizer que não é possível obter essa característica.

Ela pode ser aperfeiçoada a partir do estabelecimento de uma rede de mentores e pela mudança de percepção frente a obstáculos, aceitando que a necessidade de adaptação faz parte da vida e que crises não são intransponíveis.


Algumas dicas são importantes nesse processo:


1. Conheça as adversidades.


Existem dois tipos: externas e internas. No mundo dos negócios, as mais óbvias são as primeiras. É o aumento nos preços, os similares, pandemia, problemas climáticos, uma nova legislação tudo aquilo que está fora do controle do empresário.


Já as internas podem ser ainda mais prejudiciais para o empreendedor. É aquela vozinha na cabeça do indivíduo que diz que ele não faz nada certo. É a dúvida, a baixa autoestima. Conhecer os desafios do mercado e de sua personalidade é fundamental para se tornar um empreendedor resiliente.


2. Prepara-se para o pior.


Se resiliência significa enfrentar adversidades, é importante estar preparado para enfrentar o pior cenário possível.

Qualquer coisa pode acontecer no mundo dos negócios, por isso o empreendedor resiliente é que aquele que sempre está otimistamente preparado.


3. Adapte-se.


Conseguir se adaptar aos momentos de adversidades e, melhor ainda, prosperar neles, é a marca de um empreendedor resiliente. Esteja pronto para renegociações e modificações em seu negócio, mas mantenha-se fiel aos valores e propostas dele.


4. Construa uma rede de suporte.


Para muitos, empreender significa fazer tudo sozinho, mas ter uma rede de relacionamentos que forneça apoio, gere confiança e ofereça encorajamento, dentro e fora da família, é essencial para que um empreendedor possa superar adversidades.

Conte conosco nesse processo!


5. Seja otimista.


O otimismo é a marca da resiliência. Ele empodera o empreendedor para enfrentar a negatividade, os medos e as incertezas com uma fé de que tudo dará certo através do empenho e do trabalho.


É fundamental para seu negócio a sua resiliência, portanto, treine, planeje, se organize e não fique parado.




8 visualizações

Comunicação

Assessoria de Imprensa

© 2020 por Life Brasil Franchising. Orgulhosamente criado por b36 tecnologia