Buscar
  • Marketing LBF

Home Office x Escritório


Há um ano se você me dissesse que praticamente no mundo inteiro estaríamos trabalhando de casa, eu diria que é loucura.


Porém, contradizendo todos os prognósticos, estamos aqui, a mais de 6 meses trabalhando de nossas casas, mas nem todos estavam preparados para esse novo modo de trabalho.


Passado esse tempo, as coisas estão começando a voltar ao “normal”. Muitas empresas optaram por permanecer no modo home office e outras já afirmaram que não voltaram a ter escritórios físicos.

Certo, mas sempre trabalhamos em escritório, o que mudou agora?

Quais as diferenças entre ir até à empresa e ficar trabalhando de casa?


Vamos citar algumas:

Isolamento: Em casa é só você, sem troca com colegas, sem momentos de conversa com outras pessoas. O que no escritório você tem a “pausa para o café”, a reunião ao vivo, a troca com o time.


Dificuldade em se desconectar com o trabalho: No escritório você chega e sai em um horário estipulado e ponto, acabou ali. Porém, em casa é complicado esse “desligar”, seu cérebro precisa dessa dissociação do que é trabalho e do que é lazer, o escritório dentro de casa pode te causar ansiedade em dar uma olhada nos e-mails em qualquer horário, ou até querer “adiantar” alguma tarefa.


Economia de tempo e dinheiro: Esse é um dos principais pontos do home office não há o deslocamento de ida e volta ao trabalho e também a saída para almoçar, você economiza umas boas 2h30 por dia que podem ser utilizadas de modo muito mais produtivo.

Horários flexíveis: Cuidado com este ponto, precisamos desligar é necessário atenderemos somente no horário comercial, não caia na armadilha “produzo melhor a noite”.


Conforto: Mesmo em casa é necessário montar um escritório, a vantagem é poder personalizar este ambiente.


Distrações: No escritório não há distrações como familiares ou televisão, em casa temos que manter nosso foco evitando a “saidinha até a padaria”.


Na competição com home office, escritório precisa ser atraente.


Outra questão surge a partir da divisão do modelo de trabalho entre home office e escritório: quando nos adaptamos em casa (com mais autonomia, sem o estresse do deslocamento, podendo dedicar mais tempo à família ou a outras atividades, com o suporte de ferramentas tecnológicas que o mantenha conectado e com o trabalho em dia), como nos motivarmos a ir à empresa, interagir pessoalmente com os colegas e manter-se engajado na cultura corporativa? Com espaços mais modernos e agradáveis.


É dessa forma que ganham destaque também os escritórios open space, que favorecem a interação e a colaboração entre as pessoas, com mobiliário flexível, uma vez que nem todos os colaboradores estão na empresa todos os dias.


Independente do formato escolhido ambos tem suas vantagens e desvantagens, há ainda quem seja a favor do meio-termo, ou seja, dias em casa, dias no escritório.


E você, já experimentou qual é melhor para você?

O importante é escolher o que você terá maior produtividade.




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comunicação

Assessoria de Imprensa

© 2020 por Life Brasil Franchising. Orgulhosamente criado por b36 tecnologia