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  • Marketing LBF

Leitura Corporal

Atualizado: Mai 26


Ser vendedor requer diversas habilidades e uma delas é uma boa leitura corporal, tanto sua quanto do cliente.


Há diversos estudos quanto à linguagem corporal e o que ela pode transmitir na hora de um fechamento de venda ou durante todo o processo, vamos partir de alguns princípios básicos para que você comece nestes estudos.



1. Postura que convence:


Conseguir conquistar um cliente e fechar uma venda ou transmitir sua mensagem pode parecer fácil quando se é um bom vendedor, porém conquistar pessoas é a garantia de uma pré-venda futura, de um relacionamento.

Um dos principais pontos é acreditar no que você está transmitindo, “Você precisa acreditar nas suas palavras”, afirma Paulo Sérgio de Camargo, autor do livro “Linguagem corporal” (Editora Summus, 2010). “Se não for assim, você inconscientemente vai refletir essa descrença no seu corpo, e não irá convencer ninguém de nada”. Portanto se convença e convença os outros.

2. Cuidado com as palavras e a maneira que as transmite:


Mantenha um tom de voz neutro, respeite as pausas, pausas curtas para vírgulas e mais longas para ponto final. Observe enquanto fala, seu cliente esta entendendo o que diz? Uma técnica para este é abaixar o queixo um pouco ao final das frases como sinal de “está entendendo?”

3. Fixe o olhar no seu interlocutor:


É muito importante para analisar seu futuro cliente é olhar nos olhos dele, assim você consegue perceber mentiras, sentimentos, ou seja, analisa as reações dele e ao mesmo tempo transmite confiança.

4. Mantenha os braços descruzados e palmas das mãos amostra:


Em uma conversa profissional ficar de braços cruzados demonstra falta de interesse ou interação social justamente o contrário do que pretende.  Já as palmas das mãos para cima como se fosse “dar um abraço” transmite aceitação, confiabilidade e abertura.

5. Expresse no olhar:


Já ouviu que um olhar pode falar? Pois bem, você pode transmitir muito no seu olhar, voltar seu ponto de visão para o centro da testa do seu interlocutor transmite seriedade e profissionalismo. Uma técnica para desarmar o outro é sutilmente arregalar os olhos e erguer as sobrancelhas enquanto está falando, transmite uma mensagem de que você se interessa pela pessoa.

6. Elimine as pausas com “Hummm” “ééééé” “hãããããã”:


Expressões como estas demonstram falta de domínio e menos credibilidade. Pratique seu discurso, utilize frases mais curtas e caso precise de uma pausa, sorria ou use algum gesto.

7. Evite fazer sinal de Não com a cabeça:


Você quer convencer seu interlocutor, para este evite estes gestos demonstram desrespeito com o que o outro está transmitindo, ao contrário deste faça movimentos positivos, pois estes transmitem que está prestando total atenção no que ele está falando.

E por fim não se esqueça de cumprimentar no início e no final do encontro.



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