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Problemas com as ligações? Que tal dicas para melhorar essa situação.


Defeitos e problemas na hora das ligações todos temos, porém, é importante identificarmos nossas falhas.


Portanto, vamos, há alguns “errinhos” que cometemos e como reverter eles:


1. Falar demais: Somos comunicadores natos, porém, há uma linha divisória entre estabelecer um relacionamento e ser um chato. Utilize um cronômetro em suas ligações, estabeleça as prioridades na chamada. Fique em pé durante a ligação, isso lhe dará senso maior de urgência e é claro, use seu bom senso.


2. Não chegar ao ponto rapidamente: Não fique “tonteando” a pessoa do outro lado da linha, vá direto ao assunto. Coloque primeiro seus objetivos na mesa. Isso deixa a pessoa do outro lado mais solta, criando para você as condições necessárias para juntar mais informações (inclusive pessoais) com o próprio desenrolar normal da conversa.


3. Falar mal dos outros: Este com certeza é uma das piores falhas. Não diga nada sobre outras pessoas que você não diria na frente delas.


4. Fazer telefonemas pessoais: Dê prioridade a telefonemas comerciais no seu horário de atendimento. Evite telefonemas pessoais, eles podem prejudicar seu foco e concentração.


5. Fazer ligações não produtivas: Tempo é dinheiro. O tempo que você investe ao telefone deve ser usado sabiamente. Faça uma lista de chamadas, e tenha sempre uma visão bem clara e objetiva das suas prioridades.


6. Não alcançar os resultados desejados num número desproporcional das chamadas: Pode ser que você não tenha os conhecimentos necessários sobre o serviço/produto, ou mesmo as técnicas de venda corretas (mesmo que pense que tenha). Faça uma lista das objeções mais comuns de quem rejeita suas propostas, e crie roteiros que ataquem essas objeções antes que elas apareçam, incorporando-as tanto ao seu treinamento quanto à prática.


7. Não se comunicar claramente: Este é um mal atualmente. Não estamos mais acostumados a fazermos ligações, a utilização de mensagens instantâneas tornou-se um hábito. Porém, tente ao máximo ser claro ao telefone, fale pausadamente, e com calma, se for possível pergunte se a pessoa do outro lado da linha está entendendo todos os pontos da conversa.


8. Não começar o dia com objetivos específicos: Se você precisa de 10 telefonemas para agendar uma visita, ou 30 para conseguir novas recomendações. Faça! Utilize alguma técnica de organização de tempo, projete visualmente seus objetivos e realize.


9. Você não estuda o suficiente para aproveitar e controlar ao máximo o poder do telefone: Desenvolva um plano pessoal de desenvolvimento, identificando o que considera seus pontos fracos. Treine-se, ou estude, pelo menos 30 minutos por dia em algum aspecto do seu produto/serviço, ou em técnicas de venda.


10. Culpar os outros pelo seu insucesso ao telefone: ‘Ele não retornou minha ligação’ ou ‘ele não me atendeu’ lideram disparado o ranking das desculpas mais comuns. Tenho certeza que você mesmo deve ter algumas preferidas. É preciso entender que tanto seu sucesso quanto seu fracasso está totalmente sob a sua responsabilidade.


Por fim, lembre de sempre que realizar uma ligação, faça sorrindo!


O ato de sorrir é perceptível mesmo do outro lado da linha.

Esteja alegre ao ligar para seu futuro cliente!



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