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Qual momento certo do contato com o cliente?


“Não adianta só falar para as pessoas fazerem seu melhor. Primeiro você precisa mostrar o que elas devem fazer e aí sim elas podem fazer o seu melhor”. (Edward Deming)


Pequenas ações quando organizadas corretamente, diminuem erros, melhoram retorno, diminuem tempo investido, tornam mais eficiente os processos, ajudam a melhorar vendas, rentabilidade e satisfação de clientes.


Porém, mesmo com tudo certo, será que o momento para o cliente é o certo?

Vamos passar alguns momentos, analise cada momento com calma.


Ao final daremos dicas de como escolher o “momento certo”:

  1. Pedir mais informações sobre o cliente, após 20 dias do último contato;

  2. Pagamentos;

  3. Após um sinistro;

  4. Pesquisa de Satisfação;

  5. Pedido de recomendação, após 20 dias do último contato;

  6. Pós não venda, aqueles que você não vendeu, após 10 dias do último contato;

  7. Revenda, após 90 dias do último contato.

Vamos às recomendações:

  • Revise com calma a lista acima.

  • Sozinho/a ou junto com o time debatam e deem uma nota de 0 a 10 para cada um dos itens.

  • Faça a pergunta da prioridade: de todos estes itens, qual seria o com maior impacto positivo?

  • Monte um plano de ação para colocar isso em prática.

  • Revise periodicamente para melhorar.

Agora é com você! Boas vendas!





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